logaritmo - определение. Что такое logaritmo
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое logaritmo - определение

EXPOENTE A QUE OUTRO VALOR FIXO, A BASE, DEVE SER ELEVADO PARA PRODUZIR ESTE NÚMERO
Logarítmos; Logarítmo; Logaritmos; Antilogaritmo; Cologaritmo; Tábua de logaritmos; Função logarítmica
  • thumb
  • John Napier (1550–1617), o inventor dos logaritmos.<ref name=base/>
  • funções densidade de probabilidade]] (PDF) de variáveis randômicas com distribuição log-normal. O parâmetro µ, que é zero nos três PDF mostrados, é a média dos logaritmos da variável randômica, e não a média da própria variável.
  • Representação esquemática de uma régua de cálculo. Neste exemplo, colocando 2 na escala inferior e 3 na escala superior, atinge-se 6 pelo produto. Esta régua funciona porque a distância de 1 a ''x'' é marcada proporcionalmente ao logaritmo de ''x''.

Logaritmo         
m. Mathem.
Expoente da potência, a que é preciso elevar um número constante, chamado base, para achar um número proposto.
(Do gr. logos + arithmos)
logaritmo         
sm (logo2+aritmo) Mat Expoente da potência a que é necessário elevar um número constante denominado base para obter um número dado, chamado antilogaritmo
L. decimal
ou l. vulgar: o logaritmo usual que tem por base a dezena
L. neperiano ou l. natural: o que tem por base 2,718.281.8.
Logaritmo         
thumb|O gráfico do logaritmo na base 2 atravessa o eixo das abcissas em x = 1 e passa pelos pontos com coordenadas , e . O gráfico se aproxima do eixo das ordenadas, mas não chega a tocá-lo.

Википедия

Logaritmo

Na matemática, o logaritmo de um número é o expoente a que outro valor fixo, a base, deve ser elevado para produzir este número. Por exemplo, o logaritmo de 1 000 na base 10 é 3 porque 10 elevado ao cubo é 1 000 (1 000 = 10 × 10 × 10 = 103). De maneira geral, para quaisquer dois números reais b e x, onde b é positivo e b ≠ 1,

y = b x x = log b ( y ) {\displaystyle y=b^{x}\Leftrightarrow x=\log _{b}(y)} .

O logaritmo da base 10 (b = 10) é chamado de logaritmo comum (ou decimal) e tem diversas aplicações na ciência e engenharia. O logaritmo natural (ou neperiano) tem a constante irracional e (≈ 2,718) como base e é utilizado na matemática pura, principalmente em cálculo diferencial. Ainda há o logaritmo binário, no qual se usa base 2 (b = 2), que é importante para a ciência da computação.

O conceito de logaritmo foi introduzido por John Napier no ano de 1614, a fim de simplificar cálculos, daí a nomenclatura logaritmo neperiano. Ele foi rapidamente adotado por navegadores, cientistas, engenheiros e outros profissionais para facilitar seus cálculos, através do uso de réguas de cálculo e tabelas logarítmicas. Algumas etapas tediosas da multiplicação com vários dígitos podem ser substituídas por consultas a tabelas ou por somas mais simples devido ao fato de o logaritmo de um produto ser o somatório dos logaritmos dos fatores:

log b ( x y ) = log b ( x ) + log b ( y ) , {\displaystyle \log _{b}(xy)=\log _{b}(x)+\log _{b}(y),} desde que b, x e y sejam positivos e b ≠ 1.

A atual noção de logaritmo advém de Leonhard Euler, que o relacionou com a função exponencial no século XVIII. As escalas logarítmicas permitem reduzir grandezas de elevada amplitude para valores menores. Por exemplo, o decibel é uma unidade logarítmica que indica a proporção de uma quantidade física (geralmente energia ou intensidade) em relação a um nível de referência, isto é, estabelece uma razão entre a quantificação da energia liberada e a amplitude. Em química, o potencial hidrogeniônico (pH) mede a acidez e a alcalinidade de soluções aquosas. Os logaritmos ainda são comuns em fórmulas científicas, na teoria da complexidade computacional e de figuras geométricas chamadas fractais. Eles descrevem intervalos musicais, aparecem em fórmulas que contam os números primos, informam vários modelos da psicofísica e podem auxiliar na perícia contábil.

Do mesmo modo como o logaritmo é o inverso da exponenciação, o logaritmo complexo é a função inversa da função exponencial aplicada a números complexos. O logaritmo discreto é outra variante; ele é utilizado na criptografia assimétrica.